Ads 468x60px

Bom Momento!!!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º ANO

Sequência Didática 3º Ano

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Reflexão!!! Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva pode ajudar a superar a discriminação

Atitudes discriminatórias em relação a pessoas deficientes persistem na sociedade em razão de falta de conscientização e informação e por pouca ou nenhuma experiência de vida próxima com pessoas deficientes. É difícil por abaixo estas barreiras causadas por atitudes, porém a experiência tem demonstrado que, dentro do contexto correto, as crianças podem aceitar as diferenças mais facilmente que os adultos. As crianças são os nossos futuros pais, professores, advogados e formuladores de política. Se elas freqüentarem a escola junto com crianças deficientes aprenderão a não fazer discriminações esta é uma lição para a vida toda. 

>A educação inclusiva pode agir como um catalisador para mudanças em prática educacional, conduzindo a uma qualidade melhorada da educação. Incluir crianças deficientes em escolas da rede regular de ensino desafia os professores a desenvolverem abordagens mais centradas na criança, participativas, e de ensino ativo – e isto beneficia todas as crianças. Os professores(as) pensam, muitas vezes, que precisam ter "habilidades especiais" para ensinar crianças deficientes, porém, a experiência tem mostrado que na maioria dos casos as crianças conseguem ser incluídas mediante ensino bom, claro e acessível, que encoraje a participação ativa de crianças. Estas são todas habilidades de que os professores necessitam para oferecer educação de qualidade a todas as crianças, deficientes ou não. Além destas habilidades os professores podem também precisar de alguma ajuda técnica específica e/ou equipamento para enfrentar algumas limitações das crianças. A educação inclusiva tem sido introduzida em muitos países com orçamentos modestos de educação, e relativamente pouca ajuda técnica. As melhorias no ensino de qualidade e nas realizações dos alunos (bem como taxas reduzidas de abandono e de fracasso escolar) têm sido alguns dos resultados positivos. 

>A escola inclusiva ainda é muito desafiadora, mas traz profundas reflexões para os que se envolvem com ela e aprendem a agir e conviver com um público diferente, respeitando as singularidades nas suas limitações e enaltecendo as suas capacidades, trazendo mudanças de comportamento em todos. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Voltem sempre!!!

Sample text

Powered By Blogger

Sample Text

Sample Text

 
Blogger Templates