Ads 468x60px

Bom Momento!!!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º ANO

Sequência Didática 3º Ano

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DICAS: PROJETO PASTA DA LEITURA COM A FAMÍLIA E A ESCOLA

  
                                              

Professora: Rita Moreira
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia

Turma: 
1° Ano    

Período: (a definir).

O projeto “Pasta da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. Eu como professora do 1° ano, acredito que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.
JUSTIFICATIVA
A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falantes, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-la no contato com os livros com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda, mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou os irmãos.
OBJETIVOS
>    Incentivar o gosto pela leitura;
>    Conhecer histórias variadas;
>    Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras;
>    Reunir a família, possibilitando assim o diálogo, a troca, à interação e a união entre seus membros;
>    Despertar ainda mais a imaginação as curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
>    Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre leitura;
>    Desenvolver a linguagem oral;
>    Valorizar a leitura como fonte de informação e diversão;
>    Desenvolver habilidades de comunicação e pensamento;
>    Ler corretamente o texto da lição dada;
>    Decompor as palavras de cada lição em sílabas;
>    Escrever corretamente as palavras e as frases estudadas, compor diferentes silabas em palavras.

CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
>   Literatura através da leitura do registro que ele terá que fazer;
>    Apresentação das consoantes ( 1º Grupo: P, M, N, D, V
                                                          2º Grupo: B, R, S, L, T
                                                          3º Grupo: C, F, G, J, X, Z
                                                          4º Grupo: K, W, Y). Obs. Trabalhar 
mais ou menos quinze dias com cada grupo até que a maioria da turma o domine.
>    Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
>    Hora da Leitura;
>    Poesia;
>    História Infantil:
1- A Bela Adormecida (Ciranda Cultural)
2- Pequenos Filhotes 3D (Vale das Letras)
3- O Patinho Feio (Ciranda Cultural)
4- Os três Porquinhos (Ciranda Cultural)
5- A Cinderela (Ciranda Cultural)

Matemática
>   Quantidades;
>   Antes e Depois;
>  Números Ordinais 0 a 50;
>  Adição.

Ciências
>  Água;
>  Diversidade de animais;
>  Como nascem os animais.

História e Geografia
>  Regras de nossa casa;
>  Regras do dia- a- dia;
>  Somos semelhantes, somos diferentes;
>  Datas comemorativas;
>  Aniversario da cidade;
> Mostra Cultural                

 Avaliação

Ocorrera durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes dos alunos-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia -a- dia.

Referência Bibliografia

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística: 1° ano. São Paulo: FTD, 2008. – (Coleção Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística).

GONÇALVES, Kelly Cláudia. Oficina para casa. São Paulo: Redell, 2009. (Coleção oficina para casa)

MEIRELES, Cecília. Ou isto, ou aquilo. 6. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

PROCÓPIA, Mércia Maria Silva. Trocando idéias: alfabetização e projetos: educação infantil. São Paulo: Spicipione, 2004. (Coleção trocando idéias)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Voltem sempre!!!

Sample text

Powered By Blogger

Sample Text

Sample Text

 
Blogger Templates