Ads 468x60px

Bom Momento!!!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º ANO

Sequência Didática 3º Ano

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DICAS: Plano de Aula de Intervensão de Recuperação Paralela

Professora: Rita Moreira
Turma: 3º ano
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO
Eixo das Temáticas (significado/sentido e contexto)
Processos Pedagógicos a serem viabilizados
Situações favoráveis para a Aprendizagem- Atividades

-Afetividades (emoções, sentimentos,
-Auto estima e auto imagem,
-Temas do contexto sócio-cultural dos educadores –PPE e PTA.


-Vivência
-Experimentação
-Pesquisa
-Tratamento da informação
-Debate
-Observação
-Registro
-Auto Avaliação

Que privilegiem:
-A criatividade
-A descoberta
-A expressão
-O movimento

Atividade que se caracterizam por:
-Favorecer a troca de conhecimento entre pares;
-Por serem desafiadoras;
-Por serem abertas: considerando os diferentes níveis, ritmos e estilos de aprender dos educandos.
-Por serem ricas em possibilidades.





















ROTINA- Com  finalidade de organizar o trabalho pedagógico nas aulas de
recuperação paralela, propõe-se a seguinte rotina:
LEITURA DIÁRIA:
Compartilhada/ em voz alta:
Roda de leitura/ Roda da conversa
HORA DE FALAR:
Organização da rotina do dia; Atividades que complete o desenvolvimento da oralidade/ levantamento de conhecimento prévio referente;
Por meio de debates, roda, plenárias, seminários, produção de vídeos, programas de rádio;
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO DIA/REGISTROS
Vivência de atividades: Registros/ em agrupamentos produtivos/ professor escriba;
Por meio de :
-Jogos, brincadeiras e outros;
-Listas, cartazes, panfletos, mural, jornal e outros;
-resultado de um jogo, situação problemas e outros;
SOCIALIZAÇÃO
Momento que garanta a circulação da informação/troca de idéias/reflexão, ampliação e a divulgação do trabalho;
Apresentação do resultado/ produção(de diferentes formas);
REVISÃO:
Garantir o momento da revisão;
Analisando os esboços, rascunhos, estratégias (antes da finalização da produção final);
AVALIAÇÃO DO DIA:
Momento que garanta a reflexão sobre as conquistas/ avanços/desafios do dia.
Atividade coletiva/ individual.
ÁREAS
LINGUAGEM
MATEMÁTICA
EIXOS
EXPECTATIVAS
EIXOS
EXPECTATIVAS
Oralidade
Participar de situações de intercâmbio oral,
Ouvido com atenção;
Formular e responder perguntas;
Explicar e compreender explicações;
Manifestar opiniões sobre o assunto trabalho.
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Mobilizar idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações;
Resolver problemas por meio de adição e subtração;
Resolver problemas por meio da aplicação das idéias que preparam para a multiplicação e divisão.
Leitura
Apreciar textos literários;
Ler com ajuda do professor, textos para estudar os temas trabalhos na diferentes áreas do conhecimento;
Ler por si mesmo diferentes gêneros apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do seu portador, do gênero e do sistema de escritas;
Espaço e forma
Reconhecer as representações de figuras geométricas.
Escrita
Reescrever de próprio punho, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
Produzir textos de autonomia, de próprio punho, utilizando recursos de linguagem escrita;
Revisar textos, coletivamente, com ajuda do professor, ou em parceria com os colegas.
Grandezas e medidas
Identificar, comparar, relacionar e ordenar grandezas.
Tratamento de informação
Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.

             EXPECTATIVAS GERAIS: 
-Desenvolvam estratégias de pensamento;
-Levantam hipótese, busquem suposições,  reflexão, tomem decisões, argumentem e organizem;
-Compreendam as noções e conceitos envolvidos;    

-Aprendam a trabalhar em grupo;
-Compreendam o significado das regras;
-Justifiquem pontos de vista;
-Planejem busca por melhore estratégias para resolver uma situação problema;
-Utilizem conhecimentos adquiridos anteriormente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Voltem sempre!!!

Sample text

Powered By Blogger

Sample Text

Sample Text

 
Blogger Templates