A Educação Inclusiva pode
ajudar a superar a discriminação
Atitudes
discriminatórias em relação a pessoas deficientes persistem na sociedade em
razão de falta de conscientização e informação e por pouca ou nenhuma experiência
de vida próxima com pessoas deficientes. É difícil por abaixo estas barreiras
causadas por atitudes, porém a experiência tem demonstrado que, dentro do
contexto correto, as crianças podem aceitar as diferenças mais facilmente que
os adultos. As crianças são os nossos futuros pais, professores, advogados e
formuladores de política. Se elas freqüentarem a escola junto com crianças
deficientes aprenderão a não fazer discriminações esta é uma lição para a vida toda.
>A
educação inclusiva pode agir como um catalisador para mudanças em prática
educacional, conduzindo a uma qualidade melhorada da educação. Incluir crianças
deficientes em escolas da rede regular de ensino desafia os professores a
desenvolverem abordagens mais centradas na criança, participativas, e de ensino
ativo – e isto beneficia todas as crianças. Os professores(as) pensam,
muitas vezes, que precisam ter "habilidades especiais" para ensinar
crianças deficientes, porém, a experiência tem mostrado que na maioria dos
casos as crianças conseguem ser incluídas mediante ensino bom, claro e
acessível, que encoraje a participação ativa de crianças. Estas são
todas habilidades de que os professores necessitam para oferecer educação de
qualidade a todas as crianças, deficientes ou não. Além destas habilidades os
professores podem também precisar de alguma ajuda técnica específica e/ou
equipamento para enfrentar algumas limitações das crianças. A educação
inclusiva tem sido introduzida em muitos países com orçamentos modestos de
educação, e relativamente pouca ajuda técnica. As melhorias no ensino de
qualidade e nas realizações dos alunos (bem como taxas reduzidas de abandono e
de fracasso escolar) têm sido alguns dos resultados positivos.