Professora: Rita Moreira
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Período: (a definir).
O projeto “Pasta da Leitura”
consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize
sua leitura em casa junto à família.
Eu como professora do 1° ano, acredito que a leitura realizada em parceria com
a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.
JUSTIFICATIVA
A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais
falantes, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua
fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno
para inseri-la no contato com os livros com obras clássicas e modernas,
conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o
hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda, mais prazeroso quando ouvidas em
família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da
avó ou os irmãos.
OBJETIVOS
> Incentivar o gosto pela leitura;
> Conhecer histórias variadas;
> Ampliar o vocabulário e o reconhecimento
das letras;
> Reunir a família, possibilitando assim
o diálogo, a troca, à interação e a união entre seus membros;
> Despertar ainda mais a imaginação as
curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
> Ajudar a criança nessa fase de
alfabetização, lendo para ela e questionando sobre leitura;
> Desenvolver a linguagem oral;
> Valorizar a leitura como fonte de
informação e diversão;
> Desenvolver habilidades de comunicação
e pensamento;
> Ler corretamente o texto da lição
dada;
> Decompor as palavras de cada lição em
sílabas;
> Escrever corretamente as palavras e as
frases estudadas, compor diferentes silabas em palavras.
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
> Literatura através da leitura do registro
que ele terá que fazer;
> Apresentação das consoantes ( 1º Grupo: P, M, N, D, V
2º Grupo: B, R, S, L, T
3º Grupo: C, F, G, J, X, Z
4º Grupo: K, W, Y). Obs. Trabalhar
mais ou menos quinze dias com cada grupo até que a
maioria da turma o domine.
> Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
> Hora da Leitura;
> Poesia;
> História
Infantil:
1- A Bela Adormecida (Ciranda Cultural)
2- Pequenos Filhotes 3D (Vale das Letras)
3- O Patinho Feio (Ciranda Cultural)
4- Os três Porquinhos (Ciranda Cultural)
5- A Cinderela (Ciranda Cultural)
Matemática
> Quantidades;
> Antes e Depois;
> Números Ordinais 0 a 50;
> Adição.
Ciências
> Água;
> Diversidade de animais;
> Como nascem os animais.
História e Geografia
> Regras de nossa casa;
> Regras do dia- a- dia;
> Somos semelhantes, somos diferentes;
> Datas comemorativas;
> Aniversario da cidade;
> Mostra Cultural
Avaliação
Ocorrera durante todo o processo a partir da observação direta das
atitudes dos alunos-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e
interpretação de texto do aluno no dia -a- dia.
Referência Bibliografia
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: letramento e
alfabetização lingüística: 1° ano. São Paulo: FTD, 2008. – (Coleção
Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística).
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Oficina para casa. São Paulo:
Redell, 2009. (Coleção oficina para casa)
MEIRELES, Cecília. Ou isto, ou aquilo. 6. Ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2002.
PROCÓPIA, Mércia Maria Silva. Trocando idéias: alfabetização e
projetos: educação infantil. São Paulo: Spicipione, 2004. (Coleção trocando
idéias)
0 comentários:
Postar um comentário