SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º ANO
Sequência Didática 3º Ano
sábado, 23 de janeiro de 2016
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
DICAS: PROJETO PASTA DA LEITURA COM A FAMÍLIA E A ESCOLA
Professora: Rita Moreira
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Período: (a definir).
O projeto “Pasta da Leitura”
consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize
sua leitura em casa junto à família.
Eu como professora do 1° ano, acredito que a leitura realizada em parceria com
a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.
JUSTIFICATIVA
A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais
falantes, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua
fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno
para inseri-la no contato com os livros com obras clássicas e modernas,
conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o
hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda, mais prazeroso quando ouvidas em
família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da
avó ou os irmãos.
OBJETIVOS
> Incentivar o gosto pela leitura;
> Conhecer histórias variadas;
> Ampliar o vocabulário e o reconhecimento
das letras;
> Reunir a família, possibilitando assim
o diálogo, a troca, à interação e a união entre seus membros;
> Despertar ainda mais a imaginação as
curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
> Ajudar a criança nessa fase de
alfabetização, lendo para ela e questionando sobre leitura;
> Desenvolver a linguagem oral;
> Valorizar a leitura como fonte de
informação e diversão;
> Desenvolver habilidades de comunicação
e pensamento;
> Ler corretamente o texto da lição
dada;
> Decompor as palavras de cada lição em
sílabas;
> Escrever corretamente as palavras e as
frases estudadas, compor diferentes silabas em palavras.
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
> Literatura através da leitura do registro
que ele terá que fazer;
> Apresentação das consoantes ( 1º Grupo: P, M, N, D, V
2º Grupo: B, R, S, L, T
3º Grupo: C, F, G, J, X, Z
4º Grupo: K, W, Y). Obs. Trabalhar
mais ou menos quinze dias com cada grupo até que a
maioria da turma o domine.
> Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
> Hora da Leitura;
> Poesia;
> História
Infantil:
1- A Bela Adormecida (Ciranda Cultural)
2- Pequenos Filhotes 3D (Vale das Letras)
3- O Patinho Feio (Ciranda Cultural)
4- Os três Porquinhos (Ciranda Cultural)
5- A Cinderela (Ciranda Cultural)
Matemática
> Quantidades;
> Antes e Depois;
> Números Ordinais 0 a 50;
> Adição.
Ciências
> Água;
> Diversidade de animais;
> Como nascem os animais.
História e Geografia
> Regras de nossa casa;
> Regras do dia- a- dia;
> Somos semelhantes, somos diferentes;
> Datas comemorativas;
> Aniversario da cidade;
> Mostra Cultural
Avaliação
Ocorrera durante todo o processo a partir da observação direta das
atitudes dos alunos-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e
interpretação de texto do aluno no dia -a- dia.
Referência Bibliografia
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: letramento e
alfabetização lingüística: 1° ano. São Paulo: FTD, 2008. – (Coleção
Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística).
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Oficina para casa. São Paulo:
Redell, 2009. (Coleção oficina para casa)
MEIRELES, Cecília. Ou isto, ou aquilo. 6. Ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2002.
PROCÓPIA, Mércia Maria Silva. Trocando idéias: alfabetização e
projetos: educação infantil. São Paulo: Spicipione, 2004. (Coleção trocando
idéias)
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
O que é a psicopedagogia?
A
Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo,
portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não
só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre
as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender
suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que
não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar,
analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
1.
Quem são os psicopedagogos?
São
profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de
aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou
institucional.
2.
Onde atuam?
O
psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia
institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).
.
Como se dá o trabalho na clínica?
O
psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos
problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas
operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), histórias, material
pedagógico etc.
Na
clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou
responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários,
a importância da freqüência e da presença e o que ocorrer. Neste momento não é
recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá atrapalhar
a investigação. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao
final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou
responsáveis.
4. O diagnostico é composto de quantas sessões?
Geralmente faz-se o
diagnóstico entre 8 a 10 sessões. O ideal é que haja duas sessões por semana.
5. E depois do
diagnóstico?
O
diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O
profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele
indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros
problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um
neurologista, ou outro profissional a depender do caso. Ele poderá perceber
também, que o problema esteja na escola, então possivelmente ele recomendará
uma troca de escola.
6.
E o tratamento psicopedagógico?
O
tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico,
ou poderá ser feito com outro psicopedagogo. Neste caso, este último solicitará
o informe psicopedagógico para análise.
Durante
o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar
a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para
isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos,
brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem
oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é
através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua
dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a
ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire
maior atenção.
O
psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando
cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-compreender
estes erros.
Irá
ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que
ocorra a aprendizagem.
O
profissional poderá ir até a escola para conversar com o(a) professor(a),
afinal é ela que tem um contato diário com o aluno e pode dar muitas
informações que possam ajudar no tratamento.
O
psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para
conversar, trocar idéias, pedir opiniões.
7.
Como se dá o trabalho na Instituição?
O
psicopedagogo na instituição escolar poderá:
- ajudar os professores,
auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos
possam entender melhor as aulas;
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.
8. O que é fundamental
na atuação psicopedagógica?
A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, “perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.
O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc.
E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.
A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, “perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.
O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc.
E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.
Rita Moreira
Psicopedagoga
DICAS: Plano de Aula de Intervensão de Recuperação Paralela
Professora: Rita Moreira
Turma: 3º ano
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO
|
||
Eixo
das Temáticas (significado/sentido e contexto)
|
Processos
Pedagógicos a serem viabilizados
|
Situações
favoráveis para a Aprendizagem- Atividades
|
-Afetividades
(emoções, sentimentos,
-Auto estima e auto
imagem,
-Temas do contexto
sócio-cultural dos educadores –PPE e PTA.
|
-Vivência
-Experimentação
-Pesquisa
-Tratamento da
informação
-Debate
-Observação
-Registro
-Auto Avaliação
|
Que
privilegiem:
-A criatividade
-A descoberta
-A expressão
-O movimento
Atividade que se
caracterizam por:
-Favorecer a troca
de conhecimento entre pares;
-Por serem
desafiadoras;
-Por serem abertas:
considerando os diferentes níveis, ritmos e estilos de aprender dos
educandos.
-Por serem ricas em
possibilidades.
|
ROTINA-
Com finalidade de organizar o trabalho pedagógico
nas aulas de
recuperação paralela, propõe-se a seguinte rotina:
LEITURA DIÁRIA:
|
Compartilhada/ em voz alta:
|
Roda de leitura/ Roda da conversa
|
HORA DE FALAR:
|
Organização
da rotina do dia; Atividades que complete o desenvolvimento da oralidade/
levantamento de conhecimento prévio referente;
|
Por
meio de debates, roda, plenárias, seminários, produção de vídeos, programas
de rádio;
|
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO
DIA/REGISTROS
|
Vivência
de atividades: Registros/ em agrupamentos produtivos/ professor escriba;
|
Por
meio de :
-Jogos,
brincadeiras e outros;
-Listas,
cartazes, panfletos, mural, jornal e outros;
-resultado
de um jogo, situação problemas e outros;
|
SOCIALIZAÇÃO
|
Momento
que garanta a circulação da informação/troca de idéias/reflexão, ampliação e
a divulgação do trabalho;
|
Apresentação
do resultado/ produção(de diferentes formas);
|
REVISÃO:
|
Garantir
o momento da revisão;
|
Analisando
os esboços, rascunhos, estratégias (antes da finalização da produção final);
|
AVALIAÇÃO DO DIA:
|
Momento
que garanta a reflexão sobre as conquistas/ avanços/desafios do dia.
|
Atividade
coletiva/ individual.
|
ÁREAS
|
|||
LINGUAGEM
|
MATEMÁTICA
|
||
EIXOS
|
EXPECTATIVAS
|
EIXOS
|
EXPECTATIVAS
|
Oralidade
|
Participar
de situações de intercâmbio oral,
Ouvido
com atenção;
Formular
e responder perguntas;
Explicar
e compreender explicações;
Manifestar
opiniões sobre o assunto trabalho.
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
|
Mobilizar
idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos
números e suas representações;
Resolver
problemas por meio de adição e subtração;
Resolver
problemas por meio da aplicação das idéias que preparam para a multiplicação
e divisão.
|
Leitura
|
Apreciar
textos literários;
Ler
com ajuda do professor, textos para estudar os temas trabalhos na diferentes
áreas do conhecimento;
Ler
por si mesmo diferentes gêneros apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do
texto, as características do seu portador, do gênero e do sistema de
escritas;
|
Espaço e forma
|
Reconhecer
as representações de figuras geométricas.
|
Escrita
|
Reescrever
de próprio punho, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas
características da linguagem escrita;
Produzir
textos de autonomia, de próprio punho, utilizando recursos de linguagem
escrita;
Revisar
textos, coletivamente, com ajuda do professor, ou em parceria com os colegas.
|
Grandezas
e medidas
|
Identificar, comparar,
relacionar e ordenar grandezas.
|
Tratamento de informação
|
Ler e interpretar
dados em gráficos, tabelas e textos.
|
EXPECTATIVAS GERAIS:
-Desenvolvam
estratégias de pensamento;
-Levantam
hipótese, busquem suposições, reflexão,
tomem decisões, argumentem e organizem;
-Compreendam as
noções e conceitos envolvidos;
|
-Aprendam
a trabalhar em grupo;
-Compreendam
o significado das regras;
-Justifiquem
pontos de vista;
-Planejem
busca por melhore estratégias para resolver uma situação problema;
-Utilizem
conhecimentos adquiridos anteriormente.
|
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
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