Professora: Rita Moreira
Turma: 3º ano
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO
|
||
Eixo
das Temáticas (significado/sentido e contexto)
|
Processos
Pedagógicos a serem viabilizados
|
Situações
favoráveis para a Aprendizagem- Atividades
|
-Afetividades
(emoções, sentimentos,
-Auto estima e auto
imagem,
-Temas do contexto
sócio-cultural dos educadores –PPE e PTA.
|
-Vivência
-Experimentação
-Pesquisa
-Tratamento da
informação
-Debate
-Observação
-Registro
-Auto Avaliação
|
Que
privilegiem:
-A criatividade
-A descoberta
-A expressão
-O movimento
Atividade que se
caracterizam por:
-Favorecer a troca
de conhecimento entre pares;
-Por serem
desafiadoras;
-Por serem abertas:
considerando os diferentes níveis, ritmos e estilos de aprender dos
educandos.
-Por serem ricas em
possibilidades.
|
ROTINA-
Com finalidade de organizar o trabalho pedagógico
nas aulas de
recuperação paralela, propõe-se a seguinte rotina:
LEITURA DIÁRIA:
|
Compartilhada/ em voz alta:
|
Roda de leitura/ Roda da conversa
|
HORA DE FALAR:
|
Organização
da rotina do dia; Atividades que complete o desenvolvimento da oralidade/
levantamento de conhecimento prévio referente;
|
Por
meio de debates, roda, plenárias, seminários, produção de vídeos, programas
de rádio;
|
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO
DIA/REGISTROS
|
Vivência
de atividades: Registros/ em agrupamentos produtivos/ professor escriba;
|
Por
meio de :
-Jogos,
brincadeiras e outros;
-Listas,
cartazes, panfletos, mural, jornal e outros;
-resultado
de um jogo, situação problemas e outros;
|
SOCIALIZAÇÃO
|
Momento
que garanta a circulação da informação/troca de idéias/reflexão, ampliação e
a divulgação do trabalho;
|
Apresentação
do resultado/ produção(de diferentes formas);
|
REVISÃO:
|
Garantir
o momento da revisão;
|
Analisando
os esboços, rascunhos, estratégias (antes da finalização da produção final);
|
AVALIAÇÃO DO DIA:
|
Momento
que garanta a reflexão sobre as conquistas/ avanços/desafios do dia.
|
Atividade
coletiva/ individual.
|
ÁREAS
|
|||
LINGUAGEM
|
MATEMÁTICA
|
||
EIXOS
|
EXPECTATIVAS
|
EIXOS
|
EXPECTATIVAS
|
Oralidade
|
Participar
de situações de intercâmbio oral,
Ouvido
com atenção;
Formular
e responder perguntas;
Explicar
e compreender explicações;
Manifestar
opiniões sobre o assunto trabalho.
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
|
Mobilizar
idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos
números e suas representações;
Resolver
problemas por meio de adição e subtração;
Resolver
problemas por meio da aplicação das idéias que preparam para a multiplicação
e divisão.
|
Leitura
|
Apreciar
textos literários;
Ler
com ajuda do professor, textos para estudar os temas trabalhos na diferentes
áreas do conhecimento;
Ler
por si mesmo diferentes gêneros apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do
texto, as características do seu portador, do gênero e do sistema de
escritas;
|
Espaço e forma
|
Reconhecer
as representações de figuras geométricas.
|
Escrita
|
Reescrever
de próprio punho, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas
características da linguagem escrita;
Produzir
textos de autonomia, de próprio punho, utilizando recursos de linguagem
escrita;
Revisar
textos, coletivamente, com ajuda do professor, ou em parceria com os colegas.
|
Grandezas
e medidas
|
Identificar, comparar,
relacionar e ordenar grandezas.
|
Tratamento de informação
|
Ler e interpretar
dados em gráficos, tabelas e textos.
|
EXPECTATIVAS GERAIS:
-Desenvolvam
estratégias de pensamento;
-Levantam
hipótese, busquem suposições, reflexão,
tomem decisões, argumentem e organizem;
-Compreendam as
noções e conceitos envolvidos;
|
-Aprendam
a trabalhar em grupo;
-Compreendam
o significado das regras;
-Justifiquem
pontos de vista;
-Planejem
busca por melhore estratégias para resolver uma situação problema;
-Utilizem
conhecimentos adquiridos anteriormente.
|
0 comentários:
Postar um comentário